top of page
Foto do escritorLury Tomioka

4 mitos sobre o autoconhecimento

Mito #1. A paz é o ponto de chegada.

É comum ter a fantasia de que o autoconhecimento é um processo de ascensão linear, com um estágio final que você precisa atingir para estar em paz. Só que a paz não é um destino. Ela é uma prática diária que envolve observar a mente, cuidar das emoções, liberar partes em dor, agir com consciência... e tratar-se com gentileza e compaixão quando não é possível agir com consciência! Enfim, é uma contínua tarefa de vida.


Mito #2. Você primeiro tem que se iluminar para depois ajudar os outros.

Temos uma capacidade incrível de arranjar desculpas para não fazermos o que é necessário com os recursos que já estão disponíveis dentro de nós. Adoramos nos contar histórias do tipo: "Preciso passar uma temporada na Índia para descobrir o meu propósito e, então, servir às pessoas". Porém, tudo o que está acontecendo na nossa vida, aqui e agora, é para a nossa iluminação. Além disso, é no contato com os outros, assumindo riscos, compartilhando as nossas capacidades, levando tombos, recalculando rotas... que nos conhecemos mais e efetivamente contribuímos com as pessoas ao nosso redor.


Mito #3. Você precisa transcender o ego.

O ego é tudo aquilo que você pensa que é. São as manifestações da sua personalidade, com identificações, desejos, medos e armaduras que te protegem das dores do passado. Você não tem que superar, muito menos "matar" o ego; ele só precisa ser compreendido e calibrado para sair do comando da sua vida e estar a serviço da sua essência: quem você realmente É. Mais uma vez, trabalho interior constante!


Mito #4. Gurus ou mentores espirituais sabem mais sobre você do que você mesma(o).

Sem dúvida, existem seres que estão com a visão expandida e conseguem nos mostrar potenciais e caminhos que não estamos enxergando. Mas isso não significa que você não tenha sabedoria e não deva confiar na sua guiança interna! Facilmente delegamos responsabilidade para o mundo externo e depois ficamos frustrados quando o curso da nossa vida não segue conforme as profecias alheias. Portanto, minha sugestão é: Escute-se mais. Honre o seu sentir. E aja de acordo com a sua verdade... afinal, ninguém além de você vai responder pelas suas próprias escolhas.

Comments


bottom of page