Gaslighting é uma forma de manipulação e abuso psicológico na qual uma pessoa distorce ou omite a realidade para preservar a própria imagem e fazer o outro sentir que não está mentalmente bem.
É um tipo de violência psicológica sutil, muito praticada por quem tem personalidade narcisista, com a intenção de desestabilizar emocionalmente e exercer domínio sobre a outra pessoa. Eis alguns exemplos:
"Você tem que se tratar, eu nunca fiz isso!"
"Você é sensível demais."
"Você está louca(o)? Isso jamais aconteceu!"
"Você precisa se acalmar..."
"Acho que está na hora de você buscar um psiquiatra, estou preocupado(a) com a sua saúde mental."
"Não acredito que você esteja falando isso de mim depois de tudo o que eu fiz por você."
Em vez de assumir responsabilidade pelas próprias atitudes, a pessoa que faz o gaslighting molda a situação para parecer respeitável e deixa o outro se sentindo culpado.
Ao longo do tempo, quem sofre essa forma de manipulação passa a duvidar das suas próprias capacidades, percepções, memória e sanidade, o que vai minando a sua autoconfiança e dificulta o rompimento do vínculo abusivo.
A libertação está em, primeiramente, ter consciência dessa dinâmica tóxica que pode não ser tão aparente, sobretudo quando estamos emocionalmente envolvidos com a pessoa — seja um parceiro afetivo, alguém da família ou a sua chefe. E, então, fazer o trabalho interior para recuperar o poder pessoal e a autoestima, colocar limites firmes na relação e, se for necessário, distanciar-se completamente.
Commenti