Crises sempre nos mostram onde precisamos de mudanças. No caso do Coronavírus, sinto que estamos sendo provocados a olhar as nossas partes - individuais e coletivas - que precisam de atualização, a reinventar os nossos egos e nos conectarmos com o que realmente importa.
Além de tomar as precauções físicas/químicas/biológicas, situações como essa nos impelem a aprofundar a prática do que aprendemos nos livros, palestras e experiências voltados ao autoconhecimento e à expansão da consciência. É hora de desenvolver um olhar mais claro, presente e confiante para a vida. Sustentar o pânico coletivo nos distancia de nós mesmos e das soluções para o real problema que estamos enfrentando. Por isso, compartilho aqui o que eu aprendi nessa caminhada que pode nos ajudar a evitar o contágio com a energia do medo.
O eletromagnetismo é uma lei universal. Nós atraímos o que emanamos. De forma simples: se eu sinto e fico vibrando medo (com pensamentos, palavras, atitudes), isso gera um campo eletromagnético que atrai situações e acontecimentos compatíveis com essa frequência.
O mundo externo é sempre um reflexo do nosso mundo interior. Claro que vírus e todas as coisas horríveis que acontecem por aí são parte da realidade terrena, são perigos reais, mas não precisam ser parte da nossa realidade, das nossas escolhas. Não temos controle sobre o que nos acontece, mas escolhemos a cada instante - consciente ou inconscientemente - como queremos lidar com a nossa própria realidade. Nesse sentido, é fundamental observar e exercitar com consistência a nossa mente, para que a realidade externa possa espelhar um mundo interior mais harmonioso. Precisamos de sabedoria para não estacionarmos nos extremos: negligência ou pânico.
E como cultivar a sabedoria? Como dar lugar, na prática, a energias benéficas e produtivas em vez do medo? Tememos aquilo que não enxergamos com clareza. Portanto, vamos iluminar alguns aspectos importantes para lidarmos melhor com essa pandemia:
1. Além da higiene física, cuide da sua energia: Sentir-se bem deve ser uma prioridade. Faça aquilo que, de verdade, te traz alegria e prazer. O que funciona muito é elevar a vibração com música (conte com a minha playlist Luz! no Spotify). Se faz sentido para você, cante, toque, dance, mexa o corpo! Acho fundamental iniciar ou aprofundar a prática meditativa, para que possamos diminuir o ruído mental, soltar as ilusões e nos aproximarmos da nossa essência.
Orar, dialogar com o universo/Deus/Eu Superior, é um exercício muito poderoso também. Sinto que nos ajuda muito a entregar nossa visão limitada, nossos apegos e apreciar a vida que está disponível no momento presente. Obs. Tudo isso diminui os níveis de stress e reforça o nosso sistema imunológico, o que nos torna menos suscetíveis a infecções virais.
2. Se você sentir medo, tente não alimentá-lo. A nossa vida é tão permeada pelo medo que ele se torna um vício, um estilo de vida, sem mesmo percebermos. Quando alimentamos o medo em vez da confiança, restringimos o nosso campo de proteção e nos permitimos ser invadidos, manipulados, contagiados. Atenção com a mídia e as redes sociais. Escolha conscientemente as informações que chegam até você e blinde a sua confiança. Esteja em contato, mesmo que virtualmente, com pessoas que te levam ao lugar de sabedoria que existe aí dentro!
3. Se não está com medo, tenha compaixão por quem está apavorado. Crises trazem à tona sombras enraizadas nas profundezas do inconsciente que estão muito além do COVID-19. Se você não está infectada(o) pelo vírus e pelo medo, maravilhoso! Mas sempre podemos nos abrir, mesmo que um pouquinho, para compreender as outras pessoas. Estamos todos no mesmo barco. 4. Cultive a solidariedade. Se puder, fique em casa. Verifique se há idosos necessitando apoio. E tenha em mente que, ao seu redor, provavelmente existem pessoas com menos acesso a recursos - ou precisando mais de recursos - do que você. Será que é necessário, nesse momento, entupir nossa casa de comida e álcool gel? Vamos refletir antes de agir. Fazer o bem faz muito bem (libera endorfina, sabia?). Por fim, acho importante relembrar que somos seres espirituais vivenciando essa experiência terrena. Tudo acontece para o nosso despertar, para que possamos enxergar a realidade e a nós mesmos com mais amor. Como tudo na vida é cíclico, transitório, esse surto também vai passar...
Se quiser fazer essa travessia com mais consciência, vamos juntos.
Comments